sexta-feira, 26 de março de 2010

Trabalho Voluntariado

Hoje o Terceiro Setor movimenta cerca 12 Bilhões de reais (isto é igual a 1,2% do PIB nacional), formado por 250 mil instituições com 2 milhões de funcionários e 12 milhões de voluntários.
Ops um mercado bem promissor heim!!!!!
Mas convido vocês agora pra entenderem um pouco sobre o que é o trabalho voluntário, vamos lá??!!!!
Ser voluntário é doar seu tempo, trabalho e talento para causas de interesse social e comunitário e com isso melhorar a qualidade de vida da comunidade. (Centro de Voluntariado de São Paulo)

A palavra voluntário é tida como adjetivo de acordo com o Dicionário Aurélio e se refere aquele que age espontaneamente, derivado da vontade própria; em que não há coação; espontâneo.
A Lei nº 9.608/98 caracteriza como trabalho voluntário a atividade não remunerada prestada por pessoa física a entidade pública de qualquer natureza, ou a instituição privada de fins não lucrativos que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social, inclusive de mutualidade.
Existem diferentes formas de ser voluntário em comunidades, nos grupos de auto-ajuda e clubes, nas igrejas, nas associações culturais e esportivas, nas instituições sociais e nas empresas, onde muitas pessoas ajudam umas às outras. Dentre estas diferentes formas o Centro de Voluntariado de SP (CVSP) definiu algumas delas conforme abaixo:

Ø Realizando ações individuais - Por exemplo: profissionais liberais (médicos, advogados etc.) que atendem a uma organização social ou pessoas carentes, ou outras iniciativas como estimular matrículas de crianças em escolas, alfabetizar adultos, doar sangue, dar aulas de artesanato, incentivar a coleta seletiva de lixo.
Ø Participando de campanhas - Por exemplo: as campanhas de doação de sangue, de coleta de livros, de brinquedos, de alimentos, de reciclagem de lixo, do trote cidadão, pela paz, pelo voto consciente, entre outras.
Ø Juntando-se a grupos comunitários - Apoiar a escola pública local, a associação de moradores ou atuando em alguma necessidade específica da comunidade como urbanização, saneamento e saúde, etc.
Ø Trabalhando em Organizações Sociais - que atuam em diferentes causas e oferecem inúmeras oportunidades nas áreas da saúde, assistência social, educação, cidadania, cultura, meio ambiente.
Ø Participando de Projetos Públicos - Trabalhando junto às diversas secretarias municipais e estaduais que visam à melhoria da cidade e das condições de vida da comunidade.
Ø Sendo Voluntário em Escolas - Procurar alguma escola pública ou particular. Participar da Associação de Pais e Mestres da escola de seus filhos ou de outros projetos ligados ao voluntariado, por exemplo, Escola da Família que funciona nos finais de semana em todo o Estado de São Paulo.
O dia do voluntariado é lembrado no primeiro domingo de julho, no município de São Paulo que comemora o Dia do Voluntário Social. Em 28 de agosto comemora-se o Dia Nacional do Voluntariado e dia 05 de dezembro é o Dia Internacional do Voluntário.
Para se tornar voluntário não é necessário um determinado conhecimento, pois eles variam de entidade para entidade em que se vai prestar o serviço voluntário, assim existe um trabalho adequado a cada pessoa, é só pesquisar.
Algumas instituições exigem um conhecimento técnico específico pelo serviço que será desempenhado, outras ministram cursos ou palestras a fim de preparar o voluntário para a tarefa, mas em geral é só contar com a boa vontade para se tornar um voluntário.
O Portal do voluntário apresenta 10 dicas sobre o voluntariado dentre elas eu gostaria de salientar duas:
Trabalho voluntário é uma via de mão dupla O voluntário doa sua energia e criatividade, mas ganha em troca contato humano, convivência com pessoas diferentes, oportunidade de aprender coisas novas, satisfação de se sentir útil.
O Voluntariado é um compromisso que cada um contribui na medida de suas possibilidades, mas cada compromisso assumido é para ser cumprido. Uns têm mais tempo livre, outros só dispõem de algumas poucas horas por semana. Alguns sabem exatamente onde ou com quem querem trabalhar. Outros estão prontos a ajudar no que for preciso, onde a necessidade é mais urgente.

Referências bibliográficas

CENTRO DE VOLUNTARIADO DE SÃO PAULO. Matéria: Seja Voluntário: O que é ser Voluntário. Disponível em Acesso em 03/03/2010 ás 16h30m.
LEI Nº 9.608, DE 18 DE FEVEREIRO DE 1998. Disponível em <> Acesso em 03/03/2010 ás 16h46m.
PORTAL DO VOLUNTÁRIO. 10 dicas sobre voluntariado. Disponível em: <>. Acesso em: 03/03/2010 ás 17h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário