segunda-feira, 7 de junho de 2010

Visita á CASPIEDADE






CENTRO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NOSSA SENHORA DA PIEDADE

O CASPIEDADE iniciou suas atividades em 28 de abril de 1998. Com dez crianças sem nenhuma infra-estrutura, contando apenas com o apoio voluntário. O catequista Carlos com o apoio do Padre Gabriel iniciou o projeto. O primeiro espaço utilizado foi uma quadra poliesportiva, onde as atividades eram desenvolvidas, novas perspectivas eram dadas às crianças em áreas de vulnerabilidade social.
O projeto foi crescendo e com ele, a esperança de resgatar cada criança e adolescente devolvendo-lhes o direito de viver com dignidade.
Há doze anos atrás, o CASPIEDADE, assistia dez crianças hoje são mais de mil crianças e adolescentes beneficiados e mais de quatro mil famílias atendidas.

PÚBLICO ALVO:
Crianças, Adolescentes, Adultos e Idosos.

ATENDIMENTO:
Hoje contando com toda a rede, 11.000 pessoas entre eles crianças, adolescentes, adultos e idosos.

OBJETIVOS:
Proporcionar o desenvolvimento social das famílias assistidas, fortalecendo os vínculos e ativando a sua rede sócio-assistencial.
Mobilizar a comunidade na construção de ações que viabilizem a democracia participativa, garantindo subsídios para a inserção no mercado de trabalho, acesso à cultura, ao lazer, a educação, ao esporte e a saúde.

METODOLOGIA:
Modelo de ação que visa a inclusão social plena dos cidadãos beneficiados, interligando as iniciativas e propiciando acesso a todos. A sede institucional é o espaço articulador da proposta. Em integram todos os cidadãos beneficiados em todos os programas e projetos oferecidos pelo CASPIEDADE, desta forma, o processo de inclusão social torna-se satisfatório e acessível. Chamam este método de Sistema Integrado de Intervenção Social.

MISSÃO:
“Promover o fortalecimento das potencialidades individuais visando contribuir para a formação e desenvolvimento social sustentável”

PONTOS FORTES:
Neste período conseguiram aumentar em cem vezes o número de crianças e adolescentes assistidos, desejam aumentar esse número cada vez mais, para isso contam com as parcerias:
ü Da DELL que os fornece os computadores e profissionais para o desenvolvimento dos projetos de informática.
ü Prefeitura do Estado de São Paulo e Governo Federal a partir de 2008 investe com recurso para viabilização dos projetos Bom Prato e ViVa Leite.
ü Policia Militar de São Paulo auxilia na segurança dos eventos, palestras e apresentações.
ü Fundação Abrinq que doa materiais didáticos e oferece palestras no espaço.
ü CDI (Comunidade em Desenvolvimento Inclusivo) – Oferece inclusão Digital, cursos básicos e avançados, e funcionam também com a oferta de serviços para a população local e do entorno, sempre em benefício da própria comunidade.
ü Senac oferece cursos profissionalizantes
ü Banco do Brasil auxilia no projeto NPPE-Núcleo de Proteção Psicosocial Especial.
ü Cultura Viva: colabora para a construção de um conhecimento reflexivo e sensível por meio da cultura incentivando-os por meio de concursos literários educando para cidadania.

DIFICULDADES:
A coordenadora pedagógica Grace diz:
- “Que o problema maior esta na integração dos setores no que diz respeito à organização do centro”.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O terceiro setor mostra cada vez mais sua importância e solidez, como representatividade da sociedade civil. Se tratando de uma instituição não - governamental O CASPIEDADE é exemplo, pois consegue atender acesso à cultura, ao lazer, a educação, ao esporte e a saúde, atendendo várias comunidades em seus diversos níveis etários.
Esta instituição promove a oportunidade de pessoas economicamente desfavorecidas, desenvolverem suas potencialidades, por meio de aquisição de sua autonomia, cidadania e fortalecimento de vínculos familiares, proporcionando assim a inclusão social, a capacitação para o mundo do trabalho, que para alguns será conquista do primeiro emprego e para outros a reeinserção social.



Visita realizada por Thayse (foto)
Mais informações no Site: http: //www.caspiedade.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário