segunda-feira, 14 de junho de 2010

visita ao Abrigo da Velhice Desamparada


NOME: Associação Espírita Beneficente Doutor Adolfo Bezerra de Menezes – Abrigo da Velhice Desamparada

PÚBLICO ALVO: Idosos com idade média aproximada de 70 a 90 anos e famílias carentes de São Paulo e Itaquaquecetuba.

NÚMERO DE ATENDIMENTOS: Cerca de 220 idosos e 52 famílias carentes cadastradas do bairro Penha e da região.

DIFICULDADES: Como dificuldade é possível destacar a ausência das famílias dos idosos para auxiliar o trabalho que é feito pelo Abrigo, pois não basta ter ao seu redor enfermeiros, médicos, psicólogos, colegas e não ter a sua família presente ao seu lado em um momento tão especial e sensível da vida humana.

PONTOS FORTES: O abrigo recebe um grande número de doações de seus parceiros e voluntários, como alimentos, roupas, produtos de higiene, recursos, entre outros.
Devido ao seu brilhante trabalho com os idosos e suas boas instalações, a associação recebeu o prêmio Bem Eficiente e está entre as cinqüenta melhores casas para idosos.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:

A Associação Espírita Beneficente Doutor Adolfo Bezerra de Menezes – Abrigo da Velhice Desamparada nasceu por meio de um sonho do pedreiro e construtor José Nascimento Bacelar, que contou com a ajuda de inúmeros companheiros que de dispuseram voluntariamente a ajudá-lo a realizar este brilhante sonho durante todos estes anos, desde 1941.
Esta associação realiza um belo trabalho com os idosos que residem neste abrigo. Eles recebem atendimento médico, alimentação de boa qualidade, apoio psicológico, além de atividades voltadas ao lazer, como por exemplo, pintura, artesanato, entre outros.
É interessante frisar que de um simples centro espírita, surgiu uma grande associação e um abrigo que se preocupa em dar aqueles que pouco tem, devido à idade e ao esquecimento familiar, um pouco de afeto, acolhimento e solidariedade.
O trabalho do pedagogo dentro de instituições deste tipo é de grande valia, pois requisitos como paciência, saber ouvir o outro e prestar atenção, auxiliar quem precisa, trabalhar com diversos tipos de arte, são importantíssimos em uma área que precisa, além de atendimento médico, alimentação adequada, um pouco de distração, carinho e compreensão. E ninguém melhor do que um pedagogo, formado na área de Humanas, para suprir estas necessidades, juntamente, é claro, de uma grande equipe, como no caso a da Associação Espírita Beneficente Doutor Adolfo Bezerra de Menezes – Abrigo da Velhice Desamparada.
Portanto, a profissão de professor não se limita a uma sala de aula e a crianças e adolescentes, pois em primeiro lugar o professor é um pedagogo que possuí inúmeras qualidades e conhecimentos que podem ser ampliados e difundidos para outras áreas, além da escola. Basta simplesmente ter coragem e força de vontade para aprender sempre e mais com os livros e também com o ser humano.

CONTATOS:

Site: http://www.abrigobezerrademenezes.org.br
Telefones: (11) 2164-1800/ (11) 2641-1369
E-mail: abrigo@abrigobezmenezes.org.br


Visita realizada por Natalia (foto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário